Última Pesquisa Eleitoral do Instituto Datafolha
A última pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha mostra que a candidata Dilma Rousseff subiu e se encontra empatada com o Serra na marca dos 37%, enquanto Marina Silva avançou um pouco mais após o anúncio oficial da sua candidatura, atingindo a marca dos 12%. Essa foi a primeira pesquisa realizada após Ciro Gomes se retirar da corrida eleitoral e demonstra que os seus votos, pelo menos num primeiro momento, foram distribuídos entre Dilma e Marina, tendo em vista que o candidato do PSDB caiu 5%. Já num hipotético segundo turno, Dilma (46%) e Serra (45%) estão tecnicamente empatados.
Debate Eleitoral com a Confederação Nacional das Indústrias
Marina, Dilma e Serra participam de debate com empresários na Confederação Nacional das Indústrias, quando cada candidato pretende apresentar suas propostas para o setor no período de 2011-2014. O evento será realizado hoje, em Brasília, e terá transmissão ao vivo pela internet.
Aliança PT-PMDB agora é real
Michel Temer, liderança nacional do PMDB, foi indicado pelo seu partido para se integrar a candidatura nacional de Dilma como seu vice-presidente. O partido, no entanto, transferiu a oficialização do seu apoio à candidatura de Dilma para o encontro que fará no dia 12 de junho.
PSB anuncia apoio à Dilma
Após impedir Ciro Gomes de levar adiante seu velho sonho de se tornar presidente da república, o PSB anunciou nessa última sexta-feira o seu apoio à candidatura de Dilma Rousseff. Como era de se esperar, Ciro não compareceu ao evento...
Serra descarta Aécio como vice e critica o MST
O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, teceu duras críticas ao MST, deixando claro o seu posicionamento em relação a esse movimento social e dando uma indicação de como as manifestações políticas do movimento serão tratadas num provável mandato na presidência. Serra também praticamente descartou Aécio como vice na sua chapa, dizendo que o terá como parceiro na corrida eleitoral em Minas Gerais, como candidato ao Senado.
Lançamento Oficial das Candidaturas de Marina Silva e Fernando Gabeira
No dia 16 de maio, Marina Silva lançou a sua candidatura à presidência da república num auditório lotado. O evento contou com a partição da militância verde do partido e de aliados importantes como o ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, que rasgou o verbo em elogios à antiga companheira de partido. Marina, por sua vez, ressaltou o seu compromisso com a Agenda Socioambiental, apontando para a necessidade de se buscar um caminho de desenvolvimento que seja ambientalmente sustentável, demonstrando que essa será a sua principal bandeira de luta nas eleições nacionais de 2010. O lema da campanha na internet - “Seja +1 pelo Brasil e seremos milhões. Seja +1 pelo Planeta e seremos bilhões. Seja +1 pelo futuro e teremos futuro pela humanidade e outras formas de existência” - foi adotado por Marina, demonstrando que o “Movimento Marina Silva” tem um papel importante a desempenhar nessas eleições (ver link ao lado). Tudo indica que o lançamento oficial da sua candidatura teve influência direta nos seus índices eleitorais, pois a candidata do PV subiu para 12% na última pesquisa do Instituto Datafolha.
Neste último domingo foi a fez de Gabeira lançar sua candidatura ao Governo do Rio de Janeiro. Na ocasião, inclusive, militantes do PV foram orientados a apagar o nome de Marina dos cartazes e faixas, pois a candidata está decidida a respeitar a determinação do STE e aguardar até o dia 6 de julho para colocar o seu carro de som na rua. Por outro lado, a ausência da senadora no evento de lançamento da candidatura de um dos seus principais aliados também se dá devido à conjuntura de alianças políticas locais, tendo em vista que Gabeira conta com o apoio do PSDB para a sua candidatura ao governo do Rio de Janeiro. Vale mencionar que o próprio Serra não compareceu ao evento...
Nenhum comentário:
Postar um comentário