sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Franz Boas e o Particularismo Histórico

Este post é para os meus alunos de antropologia, um reforço para a prova da próxima semana. Os trechos abaixo são sobre o antropólogo Franz Boas e a sua concepção de cultura, que influenciou toda uma geração de antropólogos norte-americanos.

Sobre a origem de Boas

"Boas (1858-1942) era oriundo de uma família judia alemã de espírito liberal. Sensível a questão do racismo, ele mesmo fora vítima do anti-semitismo de alguns de seus colegas de universidade. Estudou em diversas universidades da Alemanha, primeiramente cursando física, depois matemática e finalmente geografia (física e humana). Em 1883/84, ele participou de uma expedição entre os Esquimós da terra de Baffin. Ele partiu como geógrafo, com preocupações de geógrafo (estudar o efeito do meio físico sobre a sociedade esquimó) e percebeu que a organização social era determinada mais pela cultura do que pelo ambiente físico. Retornou à Alemanha decidido a se consagrar, a partir de então, principalmente à antropologia" (A Noção de Cultura em Ciências Sociais - Denys Cuche).

A noção de cultura em Boas

"Toda a obra de Boas é uma tentativa de pensar a diferença. Para ele, a diferença fundamental entre os grupos humanos é de ordem cultural e não racial" (Ibidem).

"Ao contrário de Tylor, de quem ele havia no entanto tomado a definição de cultura, Boas tinha como objetivo o estudo 'das culturas' e não 'da Cultura'. Muito reticente em relação às grandes sínteses especulativas, em particular à teoria unilinear então dominante no campo intelectual, apresentou em uma comunicação de 1896, o que considerava os 'limites do método comparativo em antropologia'" (Ibidem). Para Boas, cada cultura forma um todo coerente e funcional: "cada cultura representava uma totalidade singular e todo seu esforço consistia em pesquisar o que fazia sua unidade. Daí sua preocupação de não somente descrever os fatos culturais, mas de compreendê-los juntando-os a um conjunto ao qual estavam ligados. Um costume particular só pode ser explicado se relacionado ao seu contexto cultural. Trata-se assim de compreender como se formou a síntese original que representa cada cultura e que faz a sua coerência. Cada cultura é dotada de um 'estilo' particular que se exprime através da língua, das crenças, dos costumes, também da arte, mas não apenas desta maneira. Este estilo, este 'espírito' próprio a cada cultura influi sobre o comportamento dos indivíduos" (Ibidem).

"Em substituição ao evolucionismo, [Boas] propôs o princípio do particularismo histórico. Como sustentava que cada cultura continha e sua própria história única, em alguns casos poderia ser reconstruída pelos antropólogos. Ele via valor intrínseco na pluralidade das práticas culturais no mundo e era profundamente cético com relação a qualquer tentativa, política ou acadêmica, de interferir nessa diversidade" (História da Antropologia, Eriksen e Nielsen).    
    

4 comentários:

Anônimo disse...

Ao analisar o processo de organização social dos povos, Boas utiliza como recurso metodológico:
Qual metodo ? o metodo evolucionista, unilinear ou metodo racional.

Anônimo disse...

ou positivista e metodo comparativo .

Anônimo disse...

Utilizou o método etnográfico

Anônimo disse...

Franz Boas, um cientista marxista cultural, ambientalista radical e indigenistas, inspirado em cientistas, escritores, filósofos, ambientalistas e indigenistas na qual ele não gostava nada da visão de mundo e nem dos pensamentos dessas pessoas, como exemplo o Karl Marx, que ao falar sobre a Dominação britânica da Índia ele fala que os povos do Leste Europeu são conquistadores inferiores, selvagens e totalmente submissos a cultura superior, que no caso é a cultura da civilização indiana e os ingleses são os conquistadores superiores, poderosos e mais ricos e com cultura superior.

Aqui alguns links:
https://www.marxists.org/portugues/marx/1853/07/22.htm
https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Franz_Boas&diff=next&oldid=46736178

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...