Apresentação do Blog

Este blog foi concebido como um espaço reflexivo para a publicação de notícias, textos, dicas e comentários sobre um conjunto variado de temas contemporâneos: antropologia simétrica; filosofia e etnografia da ciência; etnologia; adventos e projetos científicos na área de biodiversidade e conhecimentos tradicionais; eventos políticos nacionais e internacionais; povos indígenas; literatura; direitos humanos; cinema e outros.

O blog enquanto empreendimento intelectual  foi concebido como um meio de divulgação de informações acadêmicas (eventos científicos, obras, autores, temas, teorias etc.) e de ativismo político.

O leitor encontrará aqui um vasto repertório de assuntos e atores, tendo como eixo condutor a qualidade reflexiva e etnográfica que caracteriza a abordagem antropológica. O blog é uma tentativa de tornar a antropologia mais mundana e acessível aos interessados "não-especialistas", sem perder o caráter filosófico e etnográfico que tanto agrada estudiosos e pesquisadores da área. Para isso, percorremos um caminho que vai dos debates conceituais, metodológicos e teóricos da antropologia, até os eventos e acontecimentos da vida cotidiana (e vice-versa).

O caráter ativista está associado a outro objetivo do blog: buscar estabelecer um espaço de intervenção política nas redes de produção e circulação de informações, contribuindo nas redes sociais que percorrem o mundo da acadêmia e para além dela.

A simetria perpassa a "linha editorial" do blog, no sentido de que os temas abordados aqui transpassam constantemente as "fronteiras" do Grande Divisor Moderno, percorrendo mundos geralmente percebidos como contraditórios ou opostos, como é o caso do mundo urbano das grandes metrópoles e a vida das comunidades indígenas e ribeirinhas; os conhecimentos científicos e não-científicos (também  denominados de "tradicionais" ou "populares"); os coletivos humanos e não-humanos; a política cotidiana e a filosofia; os índios e as grandes obras governamentais de infra-estrutura; poesia e matemática etc. A ruptura das fronteiras dos saberes disciplinares busca constituir intersecções e transposições que nos coloquem em contato direto com o fluxo interminável da vida.

O blog "Antropologia Simétrica" é um espaço de manifestação existencial, reflexão e imaginação política e filosófica em uma sociedade e num período histórico onde a superficialidade informacional reina quase que absolutamente.

Sinta-se a vontade, sirva-se de tudo que estiver disposto nos arquivos sem qualquer cerimônia, critique, faça circular, modifique e transforme esta materialidade digital. O espaço é de intervenção criativa e nada exposto aqui é definitivo ou suficientemente estabilizado para não ser revisto e reformulado.

Afinal, a antropologia simétrica é um espaço onde os textos e as idéias estão em constante processo de transformação-tradução.

"Tudo que é sólido se desmancha no ar".    

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaríamos de solicitar a divulgação no seu site/blog do livro intitulado “Rituais e performances: iniciações em pesquisa de campo”, organizado por Esther Jean Langdon e Éverton Luís Pereira e publicado pela UFSC (Departamento de Antropologia e Curso de Ciências Sociais), em parceria com o INCT Brasil Plural. O livro é uma coletânea de artigos de alunos de graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que versam sobre suas experiências em campo dialogando com teorias do ritual e da performance. Interessados poderão enviar e-mail para everton.epereira@gmail.com solicitando um exemplar que poderá ser enviado gratuitamente apenas com o pagamento das despesas com a remessa da obra.

Envio, em anexo, a capa e contracapa do livro e abaixo o sumário.

Agradeço a atenção e a divulgação,

Atenciosamente,

Éverton Pereira



Sumário:

Introdução: do ritual à performance (Éverton Luís Pereira e Esther Jean Langdon)

Rito como conceito-chave para a compreensão de processos sociais (Esther Jean Langdon)

Saída de iaô: um rito de passagem (Marliese Vicenzi)

Percepções sobre os rituais religiosos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana Brasileira (IECLB) (Suzana Castanheiro Uliano)

Cerimônia de medicina: o processo ritual e o uso da ayahuasca no Fogo Sagrado (Aline Ferreira Oliveira e Laura Basso Menna Barreto Gomes)

“Somos todos irmãos”: rito e performance na roda de capoeira Angola (Diogo de Oliveira)

Grupo Folclórico Boi-de-mamão de Sambaqui: uma visão etnográfica (Silvia d’Eça Neves Luz da Conceição)

Arrastão da tainha: um exemplo de “performance” na Ilha (Baylie Roth)

Uma etnografia do Campeonato Sul-Brasileiro de Jiu-jítsu de 2008 (Yudi Rafael Lemes Koike)

Etnografia de uma festa de aniversário sob a ótica da performance (Nara Rosangela Rodrigues)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...