quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Retomando o blog na luta contra o Fascismo Tupiniquim

Já faz tempo que o blog "Antroposimétrica" está parado. A ultima postagem foi em outubro de 2014. Na época, estávamos diante da releição de Dilma e existiam mais dois candidatos com chances de chegar ao segundo turno das eleições presidenciais: Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB). Apesar de antever alguns sinais, mal sabia eu que a situação poderia, em um futuro próximo, tornar-se muito pior do que o cenário então existente. Quem poderia imaginar que olharíamos para qualquer um daqueles candidatos com "alívio" diante da possibilidade de um sujeito com forte posição fascista estar com chances reais e contundentes de assumir a Presidência do Brasil a partir de 2019.

O momento extremo que vivemos exige uma reação contundente em defesa da democracia e contra posições fascistas e autoritárias. Bolsonaro é ainda candidato e os casos de violência - motivados por intolerância ideológica, preconceito ou machismo - perpetuados por seus eleitores, multiplicaram-se pelo Brasil inteiro. Desde o final do primeiro turno, já são mais de cinquenta casos de violência, alguns deles tendo resultado em assassinato. Não podemos aceitar um retorno a era medieval, onde as pessoas resolvem suas diferenças "à bala", na violência. Não podemos ser reféns da raiva e do ódio.

O sentimento anti-corrupção e o anti-petismo não podem servir de justificativa para o apoio de alguém que agride abertamente mulheres, LGBT's, negros, pobres, índios; alguém que se coloca em defesa de governos e ideias autoritárias; pior, alguém que nega a própria história do Brasil, ao questionar eventos como a escravidão e a ditadura militar. Um sujeito que apoia a tortura não pode ser o futuro presidente do Brasil. A história já nos mostrou por diversas vezes que governos totalitários costumam ampliar ainda mais o sofrimento dos setores mais pobres e das minorias de uma sociedade repleta de desigualdades sociais como a nossa. O Brasil que essas pessoas querem construir é um Brasil onde nós não existimos, pois fomos extintos pela violência declarada da intolerância dos setores mais conservadores da sociedade brasileira.   



Por essa razão, decidi retomar este espaço como um ambiente de luta e resistência em defesa da democracia e contra o fascismo. Até o dia 28 de outubro de 2018 - já a partir da próxima semana - irei postar textos buscando desmistificar ilusões sobre o candidato Bolsonaro, com a esperança de esclarecer o eleitor dos sérios e trágicos riscos que corremos caso venha a ser eleito.

Trata-se da contribuição do blog "Antropologia Simétrica" à luta contra o fascismo!

A LUTA CONTINUA!!      

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...