quarta-feira, 2 de março de 2011

A música/poesia de Tom Zé: rompendo a dialogia tradicional/moderno

A música e letra de Tom Zé rompe com a dialogia tradicional/moderno, transformando a tecnologia a partir da tradição sertaneja e fazendo da poesia oral e falada uma rima poética que nos transforma e comove. Nunca o Brasil esteve tão próximo de acontecer. 

Nada de reprodução, mas uma invenção genuinamente e tradicionalmente sertaneja da modernidade metropolitana. Com a simplicidade da mais pura poesia, Tom Zé associa a musicalidade sertaneja (estou me referindo a visão do sertão e não a cultura de massa sertaneja) à tecnologia moderna. O pensamento e a música de Tom Zé são "antroposimétricas": um híbrido de tradição/modernidade. 

Segue abaixo uma música do álbum "Estudando o Samba" (1975/76), na minha opinião, um dos melhores de Tom Zé: "Solidão". Já a música "O Pirulito da ciência" é sensacional. Por último, o vídeo de uma entrevista de Caetano Veloso sobre a relação entre Tom Zé e o Movimento Tropicália (TV Cultura, 1994). Segundo esse outro grande compositor brasileiro, quando Tom Zé viajou para São Paulo para participar do movimento tropicália, o convidou a descer do avião quando descobriu que o serviço de bordo da aeronave não tinha cachaça entre as bebidas oferecidas aos passageiros. Ótimo! Sensacional!                   





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...