sábado, 19 de março de 2011

Conflito Trabalhista em Jirau: um alerta do que poderá ocorrer em Belo Monte

Nos dias 17 e 18 deste mês, operários que estavam trabalhando na construção da hidroelétrica de Jirau iniciaram seus protestos contra as péssimas condições de trabalho oferecidas pela empresa. O MAB, em nota, afirmou que os 15 mil trabalhadores estão vivendo condições extremas de exploração, com salários baixos e jornadas exaustivas. Sem contar com atendimento de saúde, os funcionários também são vítimas de epidemias. A situação foi denunciada no Conselho de Defesa da Pessoa Humana, órgão subordinado à Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República.  

Ontem, o governador de Rondônia demandou o apoio de 600 homens da Força Nacional para conter os protestos trabalhistas. Indignados com as situações desumanas às quais estão submetidos, os operários queimaram ônibus e destruíram as instalações da empresa. Essas ações resultaram em confrontos com a polícia. Sem ter para onde ir, os trabalhadores dormiram na rua e em praças da cidade. A situação na região ainda é de extrema gravidade.

As péssimas condições de trabalho oferecidas aos operários pela empresa são um prenúncio do que poderá acontecer no canteiro de obras de Belo Monte. Jirau é a maior obra do PAC em andamento atualmente e foi apresentada para a sociedade como uma iniciativa que geraria renda e emprego, além, é claro, de energia elétrica. Como podemos ver, a realidade é bem diferente do ideal. Essas empresas só querem lucrar encima da questão energética, sem qualquer preocupação real em gerar renda ou oferecer condições dignas para seus trabalhadores. O evento é um exemplo claro de que esse tipo de obra só beneficia o grande capital, gerando diversos impactos sociais e ambientais na região.

Mais uma vez, a questão não foi noticiada na grande mídia, mais preocupada em saturar seus telespectadores com diversas versões da mesma notícia. Com isso, perdemos a oportunidade de debater seriamente a nossa política energética e suas conseqüências sociais e ambientais. Jirau está aí como um alerta do que poderá acontecer em Belo Monte, só não vê quem não quer.
       

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...