sábado, 25 de dezembro de 2010

Um Feliz Natal e um Próspero 2011!

Eu gostaria de desejar a todos, especialmente aos membros da comunidade “AntropoSimétrica”, um FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO, com muita alegria, paz, amor e saúde!



Todos os anos, na mesma data, os cristão do mundo inteiro comemoram um dos eventos mais importantes da cosmologia ocidental: o nascimento de Jesus Cristo, filho de um pobre carpinteiro, que lutou contra as desigualdades e injustiças do seu tempo, pregando o amor, a compreensão, o entendimento e a amizade entre homens e mulheres. O seu nascimento é relembrado todos os finais de ano, quando revivemos com nossos familiares e amigos sentimentos tão nobres como a solidariedade e a bondade. Com isso, renovamos em nossos corações a vivência da esperança e a crença de que vale apena viver a vida, mesmo diante de tantas adversidades.

Nada melhor do que as crianças para representar esse renascimento. A sua felicidade espontânea diante das pequenas ações diárias de descobrimento da vida, seu amor sincero por todos que estejam dispostos a retribuir com o mesmo carinho, talvez seja a representação mais pura do sentido existencial da vida. É por isso que apreendemos tanto com as crianças, com suas pequenas aventuras, suas revelações e seu encantamento pela simplicidade da descoberta. É por isso que o seu sorriso nos comove tanto: a indicação mais concreta de que o simples fato de estarmos vivos é uma benção divina.

2010 foi um ano de grandes conquistas, mas também de grandes batalhas. Enfrentamos a ação das forças conservadoras de direita, que buscaram atacar os direitos dos povos indígenas, das minorias étnicas e políticas. A violência com que esses setores têm atuado é o efeito das nossas conquistas nas áreas de direitos humanos, civis, ambientais e socioculturais. O fato é que o lento processo de consolidação da democracia no Brasil, que teve início após a abertura política - começou a dar os seus primeiros resultados, gerando também um movimento contrário dos setores mais conservadores. Os ataques que sofremos na mídia são apenas a expressão mais evidente e concreta de uma batalha que certamente irá continuar em 2011. Por isso, desejo que este final de ano também seja um momento de renovação espiritual e reposição das energias e convicções tão necessárias para transformarmos o ano que está por nascer em uma nova oportunidade para a construção de um mundo melhor!

É tempo de renovarmos nossas convicções e nosso compromisso com os valores da democracia e da participação popular em todas as esferas de exercício governamental, permitindo que o Estado se torne realmente um instrumento de exercício da cidadania.

As imagens de dor e sofrimento de milhões de famílias no mundo inteiro devido aos efeitos nefastos do aquecimento global parecem apontar para a necessidade de inventarmos uma nova forma de fazer política, mais sensível aos dilemas socioambientais. A humanidade precisa encontrar um novo modelo de desenvolvimento, mais sustentável e comprometido com o meio ambiente.

Os povos indígenas e não-modernos tem nos dado exemplos importantes de formas de vida mais sustentáveis e menos devastadoras do que o capitalismo que hoje caracteriza a vida ocidental. Mas para que esses exemplos sejam eficientes é preciso percebê-los em sua integridade: não podemos tratar os conhecimentos desses povos como uma mercadoria ou como simples matéria prima. Ao fazermos isso, corremos o risco de perder a oportunidade única de descobrirmos novas ontologias e, com isso, abrirmos nossa imaginação para outros mundos além deste que vivemos. O mundo ocidental e moderno precisa viver o seu devir não-moderno e, desta forma, descobrir outras naturezas-culturas possíveis, tornando a imagem de outros mundos uma alternativa concreta para pensarmos o nosso futuro.

O blog antropologia simétrica está comprometido com esses princípios e irá continuar fazendo deste humilde espaço virtual um instrumento de disseminação de boas idéias, contribuindo para esse novo mundo que vemos renascer todos os anos.

Como já disse Nietzsche em algum lugar: a esperança é a qualidade mais importante da humanidade, motivo de todas as transformações e acontecimentos significativos da nossa história. Nada melhor do que o Natal para nos lembramos do seu valor em nossas vidas!

2 comentários:

Rogério disse...

Caro Diego... descobri seu blog há pouco e por acaso... Parabéns! gostei da proposta e acho que temos algumas idéias em comum... críticas - sempre - hehehe... visite meu blog para trocarmos umas idéias... http://www.anacronismocronico.blogspot.com/
Em tempo... também estou fazendo doutorado e sei pelo que vc está passando... hehehehe

Diego Soares da Silveira disse...

Olá Rogério, visitarei seu blog em breve. Estou nos últimos meses de escrita da tese... Mas vamos mantendo contato. De qualquer forma, obrigado pelos comentários e pela força.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...