Blog "Antropologia Simétrica" by Diego Soares is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compatilhamento pela mesma licença 3.0 Unported License.
Based on a work at www.antroposimetrica.blogspot.com.
sábado, 18 de dezembro de 2010
Implantação da Casa de Cultura Ikpeng
Os índios Ikpeng, que vivem no Parque Indígena do Xingu, inauguraram recentemente a "Casa de Cultura Ikpeng", um espaço que servirá como centro de registro e pesquisa da sua cultura. Foi criado um banco de dados digital "Ukpamtowonpïn" (Origem do Mundo), que reunirá um acervo de imagens, textos e vídeos retratando diversos aspectos da sua vida cerimonial. Também serão realizadas oficinas de formação audiovisual e iniciação digital. O espaço será administrado pelos Ikpeng e é um bom exemplo do que podem se tornar os "pontos de cultura indígena" que estão sendo implantados pelo Governo em diversas regiões do país. O edital lançado recentemente pelo Ministéio da Cultura envolve a instalação de "centros" equipados com uma infra-estrutura audiovisual (computadores, internet, filmadoras, máquinas fotográficas e etc.) e a realização de uma série de atividades de formação, como oficinas em técnicas audiovisuais e direitos autorais de imagem. A intenção é que esses locais se transformem em um centro de "revitalização cultural" e um meio de comunicação dos índios com o mundo do branco. Com isso, abre-se um novo campo de "inovação" para os índios, que estão cada vez mais se apropriando e agenciando a tecnologia e os conhecimentos do branco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Prezado Diego,
A Casa de Cultura Ikpeng não é um Ponto de Cultura mas um projeto contemplado pelo Programa Petrobras Cultural com o apoio do PDPI (Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas), entre outros.
Esperamos que novos editais para Pontos de Cultura Indígena vejam o dia para que os Ikpeng possam concretizar as mil e uma ideias que têm para o futuro da Mawo.
um abraço, Mari Corrêa
Instituto Catitu - Aldeia em Cena
Olá Mari, obrigado pela correção. Muita força aí no trabalho de vocês e um abraço solidário nos Ikpeng. Espero que o edital "pontos de cultura" contemple o excelente trabalho que vcs estão desenvolvendo. Grande abraço!
Postar um comentário