segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Rapidinhas Eleições 2010 - Rumo ao 2º turno

Vitória Expressiva da Marina Silva neste Primeiro Turno


O discurso de Marina ao final deste primeiro turno das eleições 2010 expressou com clareza a felicidade de uma campanha vitoriosa. Apesar do pouco espaço na mídia e na propaganda eleitoral, a sua candidatura conseguiu conquistar quase 20% do eleitorado, chegando a vencer no Distrito Federal, o que certamente é uma grande conquista. Além disso, a candidata verde chegou em 2º lugar em mais 4 estados: RJ, AM, AP e PE. Vitória inquestionável do discurso ambientalista! Quase 1/4 do eleitorado brasileiro demonstrou preocupação com a chamada “crise ambiental” e parece simpatizar com uma mudança de paradigma na forma de pensar o governo no Brasil. A “visão estratégica” de Marina - baseada na proposta da “sustentabilidade” - foi definitivamente inserida no cenário político brasileiro, até pouco tempo dominado unicamente pela velha oposição entre “esquerda X direita”.

Marina terá que decidir o que fará com o “capital político” conquistado neste primeiro turno. O fato é que uma proposta inovadora como a sua precisa de tempo para amadurecer. Pessoalmente, acho que ela deveria apostar seriamente em construir o seu caminho para retornar como candidata nas próximas eleições com mais força ainda. Minha conclusão, portanto, é que os resultados dessas eleições foram extremamente positivos para Marina e a “causa socioambiental”, que conquistou um espaço “estratégico” no cenário político brasileiro. Parabéns Marina pela vitória! Com mais uma semana de campanha tenho certeza que estaríamos no segundo turno... Mas ainda teremos que esperar mais alguns anos para concretizar esse sonho...

Sobre o segundo turno

Não importa qual for a estratégia dos dois candidatos que vão disputar o segundo turno, eles terão que conquistar os votos “verdes” de Marina para ganhar as eleições. Com isso, os temas ambientais estão definitivamente na agenda política do segundo turno. Como a votação de Marina não foi o efeito de uma campanha “partidária”, independente do posicionamento do PV no segundo turno (que “institucionalmente” tende mais em direção ao Serra, principalmente, em estados como o RJ e SP), os “eleitores de Marina” terão que ser disputados diretamente por Dilma e Serra e podem fazer a diferença nos resultados finais das eleições 2010. Por isso, é muito provável que os dois candidatos busquem uma aproximação diretamente com Marina (e independente das possíveis coligações “oficiais” com o PV) já na próxima semana.

Acho que Dilma tem grandes chances de se eleger. Mesmo tendo perdido em estados importantes, como São Paulo e Minas Gerais, a sua votação nesses colégios eleitorais foi bastante expressiva, o que faz a diferença na contagem geral (tendo em vista o “tamanho” expressivo desses dois Estados no resultado final das eleições). Por outro lado, a vitória do “governo” (PT/PMDB e Cia) em estados como o RJ, ES, BA, SE, RS, CE e PE vão fazer a diferença nesse segundo turno. A disputa vai se estender também nos estados que terão segundo turno marcado pela disputa entre governistas e oposicionistas, como é o caso de GO, DF, AL, PB, RN, RR e PA. Pelo menos em dois desses estados – GO e DF – Dilma leva uma boa vantagem para o segundo turno.

Além de contar com uma base de apoio em estados importantes como RJ, RS, BA e CE, acredito que o sentimento “anti-Serra” deve favorecer Dilma. O debate nesta segunda etapa deve caminhar para uma comparação mais direta entre o governo Lula e o governo FHC, o que favorece a candidata do PT. Não há dúvida que o Governo Lula – apesar dos erros, principalmente, na área socioambiental – foi muito melhor do que o seu antecessor! Os dados estão aí para comprovar a superioridade de Lula. Os ganhos na área social são visíveis e a economia não se deixou abalar nem mesmo diante de crises mundiais. A popularidade do presidente está aí para atestar o “peso” político das suas conquistas. Acredito que a tendência do eleitorado é dizer “não” ao retrocesso! Amplos setores da sociedade foram contemplados pela política governamental dos últimos oito anos e vão lutar para garantir que a candidata do Lula continue no governo. A verdade é que a mudança para o Serra é arriscada e o eleitor costuma ser historicamente “conservador”. É aquela velha história, “se é para mudar para pior, é melhor que fica como está!”.

Eu, pessoalmente, estou aguardando o posicionamento dos candidatos do PT e do PSDB em relação ao discurso da “sustentabilidade”. Tanto Serra como Dilma devem procurar Marina nos próximos dias. Independentemente do apoio ou não de Marina, a questão da “sustentabilidade” terá que ser abordado por eles nas suas campanhas políticas.

Não importa o que acontecer nos próximos dias, sou totalmente “anti-Serra”! Prefiro votar em branco, mas não voto no PSDB nem morto! O problema do Serra é que ele não está sozinho e caso vencer as eleições estará muito mal acompanhado. Não podemos deixar que a máfia do DEM e do PP voltem a vampirizar o Estado brasileiro e coloquem as conquistas dos últimos oito anos na lata do lixo! Serra errou lá atrás, quando resolveu se aproximar de setores políticos extremamente nocivos à sociedade brasileira. Por outro lado, caso Dilma e o PT resolvam rever seus posicionamentos em relação ao tema da “sustentabilidade” - o que significa respeitar os procedimentos constitucionais de licenciamento ambiental e rever calamidades públicas como Belo Monte (dando indicações claras que o PAC não está acima da Constituição Federal) – existe forte chance de vitória neste segundo turno. Este é o momento que o governo precisa repensar algumas das suas atitudes demasiadamente “desenvolvimentistas”. Falta de visão estratégica não faltará ao Lula para perceber que este é o momento de buscarmos um caminho “alternativo” para o desenvolvimento. O Brasil pode e deve fazer diferente! Precisamos imaginar uma nova forma de pensar e fazer política! O resultado eleitoral neste primeiro turno é uma clara demonstração que a sociedade está preparada para uma proposta mais visionária na área governamental. Talvez seja o momento de Lula e Dilma reverem seus conceitos de “desenvolvimento”. A verdade é que precisamos de uma visão mais “estratégica” de governo que nos leve em direção ao século XXI.

Resultados das eleições no Distrito Federal

Infelizmente não conseguimos liquidar as eleições neste primeiro turno e acho que isso representa um risco para o Distrito Federal. A candidatura “Roriz” é uma ameaça ao bem estar da sociedade brasiliense e devemos buscar de todas as formas evitar que um “corrupto” como Roriz volte a controlar a máquina pública. Agnelo deve buscar o apoio do Toninho o quanto antes. Espero que o confronto direto ajude a mostrar o “absurdo” da candidatura da “senhora Roriz” já nas primeiras semanas de campanha.

Resultado das eleições no Rio Grande do Sul

Parabéns ao Tarso Genro pela bela vitória neste primeiro turno! Uma garantia de que eventos de corrupção como os que assistimos nos últimos anos não voltaram a se repetir no próximo mandato. Tarso é um sujeito preparado para governar o Estado e buscar solucionar problemas estruturais da economia gaúcha. Já estava na hora de nos livrarmos da influência do PSDB paulista na política estadual e a derrota de Yeda representa um alívio para a sociedade rio-grandense. O candidato eleito do PT irá contar com maioria no poder legislativo, o que certamente vai facilitar bastante a “governabilidade” do estado. O RS merece um governador que coloque o estado novamente num caminho de melhorias econômicas e sociais. O retorno do velho e bom governo da “Frente Popular” representa uma vitória para a democracia social no sul do país! Parabéns ao Tarso!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...