sábado, 19 de dezembro de 2009

Existem momentos e causas que exigem uma postura militante...


O encontro em Copenhagen acabou e muito pouco se avançou. É realmente lamentável que tanto seja feito para salvar a conta bancaria de empresários, ricos e famosos e tão pouco seja feito para preservar a existência da humanidade na terra. E o pior de tudo, conforme já observou Michel Serres, é que as pessoas que estão decidindo o nosso futuro passam seus dias em escritórios climatizados, enquanto boa parte da população dos países subdesenvolvidos sofre as piores conseqüências de um estilo de vida insustentável. Para quem vive no conforto do ar-condicionado e do aquecedor, a mudança climática é apenas um conceito. Assim, ainda é fácil dizer que podemos aguardar mais um ano, dois, três... Talvez até o momento em que os efeitos do nosso estilo de vida sejam traduzidos em grandes crises financeiras mundiais.

É impressionante como os governantes e técnicos conseguem chegar a um acordo com velocidade impressionante quando se trata de salvar suas economias e mercados, principalmente, quando são essas mesmas pessoas que impõem os maiores obstáculos ao avanço concreto das negociações.

O fato é que reverter um processo como esse exige que a mudança seja pensada não como um efeito de decisões tomadas pelos governantes, mas também por pequenas ações e práticas diárias. Todos nós somos responsáveis pela mudança climática e não apenas os bancários e governantes. Por uma ação continua para reverter a mudança climática e seus efeitos na vida de bilhões de pessoas!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...