Entre os dias 26 e 27 de fevereiro de 2013, o Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais (NUPECS) da Universidade Federal de Uberlândia estará promovendo a primeira edição da série "Seminários Externos do NUPECS - 2013", que contará com a presença do Profº Drº Pierre Henri Trinquet, do Departamento de Ergologia da Universidade de Provence, França. A atividade está sendo realizada em parceria com o Grupo de Pesquisa "Trabalho, Educação e Sociedade", coordenado pelas professoras Cristiane Fernandes da Silva e Fabiane Santana Previtali, ambas colegas do Instituto de Ciências Sociais da UFU.
O evento irá ocorrer no âmbito do projeto de extensão intitulado "Visão Ergológica sobre Trabalho e Educação", que tem como objetivos específicos: 1) apresentar o histórico (origem, formação e fundadores) da abordagem ergológica na França e a sua repercussão entre os pesquisadores brasileiros; 2) expor as principais noções teórico-metodológicas que alicerçam a Ergologia e que servem de aporte analítico ao tema trabalho em distintas áreas do conhecimento; 3) cotejar as noções ergológicas à realidade concreta do trabalho, conferindo acento ao papel fundamental desempenhado pelo trabalhador por dispor de um conhecimento in situ; 4) trazer a experiência da pesquisa ergológicas diante do contexto estatal e empresarial francês para se pensar o caso brasileiro.
Ergologia é a perspectiva científica e filosófica que tem como objetivo estudar o trabalho humano em todas as suas dimensões. Para isso, propõe uma abordagem transdisciplinar deste objeto, um olhar que dê conta de explicar a complexidade das situações de trabalho, seja ele mercantil ou não. Não se trata de uma nova ciência ou disciplina, mas de uma orientação epistêmica que leva em conta o fenômeno do trabalho enquanto atividade humana. A ergologia surgiu na França, na Universidade de Provence, em 1983, tendo como um dos seus fundadores e principal teórico o professor Yves Schwartz (Wikipedia).
Segue abaixo o cartaz do evento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário