terça-feira, 13 de novembro de 2012

Participação em Painel no 10º Congresso da Abrasco - Porto Alegre

Nesta semana, esterei de passagem pela saudosa capital dos casais, Porto Alegre, onde irei participar do painel "Concepções sobre saúde e adoecimento, sistema biomédico e políticas na área de saúde", organizado por Sílvia Guimarães (UnB), no âmbito do 10º Congresso da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

A atividade será realizada no dia 16 de novembro (sexta-feira), na sala 503 da Faculdade de Educação (FACED/UFRGS), e conta também com a presença das professoras Cristina Dias da Silva (UFJF), Rita de Cássia Neves (UFRN) e Paula Viana (Grupo Curumim).

Na ocasião, pretendo tecer reflexões sobre a interface entre políticas públicas na área de saúde e pesquisas na área da biomedicina que envolvem o chamado 'acesso' aos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade. Farei isso a partir de uma etnografia da ciência realizada junto a uma pesquisa de farmacologia que visa a produção de fitoterápicos a partir de plantas medicinais e conhecimentos coletados em uma comunidade ribeirinha do Alto Amazonas. Essa iniciativa foi autorizada pelo governo brasileiro e se insere dentro da proposta de estabelecimento de um 'diálogo' entre a ciência e os saberes medicinais ribeirinhos.

A programação do evento é enorme e conta com a presença de especialistas de diversas áreas científicas, de órgãos governamentais e centros de pesquisa associados à temática da saúde pública. Para quem tiver interesse, a programação está disponível no link abaixo.

http://www.saudecoletiva2012.com.br/home.asp

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...