segunda-feira, 26 de abril de 2010

Retomando os trabalhos no blog...

Já faz um tempo que eu gostaria de retomar a escrita no blog, criado, inicialmente, para manter um canal de divulgação das minhas experiências na Amazônia, algo que acabou se demonstrando completamente impossível devido a minha dedicação integral ao trabalho de acompanhar cientistas e comunidades locais envolvidos em projetos na área de “biodiversidade” e “conhecimentos tradicionais” realizados nessa região. Desta forma, infelizmente, no último ano, não foi possível falar sobre o meu campo no blog, principalmente, por falta de tempo mesmo. Por outro lado, também não foi possível fazer outra utilização deste espaço e foram poucos os textos publicados, no geral, apenas breves notas sobre uma diversidade de temas, nada muito programático.

Pois bem, ao que parece, ainda não poderei fazer o uso que pretendo deste espaço, pois, agora, tenho que me dedicar à fase final do curso de doutorado em antropologia e à escrita da tese, tarefa nada fácil. Por outro lado, sei que ainda estou devendo aos meus caros leitores relatos sobre o período que permaneci na Amazônia; além do mais, temos pela frente uma copa do mundo e as eleições nacionais, entre outros assuntos que eu gostaria de comentar eventualmente.

Desta forma, mesmo sabendo que não poderei escrever com a assiduidade que gostaria, pretendo manter o espaço ativo, publicando breves mensagens quinzenalmente. Para facilitar ao máximo a tarefa, essas intervenções vão seguir um estilo livre e despreocupado, pois não poderei dedicar todo o tempo que gostaria para a elaboração e correção dos textos. Por isso, peço que o leitor entenda que são notas passageiras, descomprometidas do rigor acadêmico e gramatical, pois não terei muito tempo para corrigir os textos antes de publicá-los. Em troca, no entanto, prometo manter um estilo mais fluído, leve e de fácil leitura, com mensagens dedicadas a um público que se pretende mais amplo do que o estritamente acadêmico. Mas, para organizar um pouco mais esse trabalho, pretendo dividir as mensagens em dois eixos diferentes: o primeiro está diretamente ligado ao objetivo inicial do blog e consiste em apresentar aos amigos breves notas sobre a minha experiência na Amazônia durante o ano de 2009, explorando bastante o uso de imagens e vídeos como suporte da escrita etnográfica; o segundo está relacionado a uma segunda etapa do blog, com a publicação de breves notas sobre uma diversidade de outros assuntos contemporâneos, com especial atenção à copa do mundo e às eleições nacionais. Essas notas serão publicas quinzenalmente, sempre no início de cada quinzena. Bom, esse é o compromisso que pretendo assumir com meus amigos e seguidores. Vou tentar ao máximo me manter fiel a esse plano, mas, tenho que confessar que a minha prioridade, neste momento, estará voltada para a tese de doutorado, com previsão de defesa para abril de 2011.

Para abrir a rodada e esquentar os tambores, estou publicando logo mais um texto que havia prometido escrever para mim mesmo, uma espécie de apologia à arte culinária e, especialmente, a uma receita que tem me dado grandes prazeres. Apesar de, aparentemente, o assunto não se enquadrar imediatamente sob os objetivos do blog, os bom conhecedores da ciência e da culinária sabem, certamente, reconhecer uma qualidade que essas duas atividades têm em comum: elas permitem uma aproximação entre saber e prazer, conhecimento e a arte de fazer. Espero que a minha escrita possa ser tão prazerosa quanto a arte culinária, permitindo aos leitores saborear idéias passageiras que representam um devir neste mundo, nada mais do que isso.

2 comentários:

Eliane Tania Freitas disse...

Diego, veja aí se te interessa linkar este blog de anúncios de eventos, chamadas para publicações, concursos para professor e outras oportunidades profissionais, além de links para textos online. É o Bronislaw - http://bronislawww.blogspot.com/. Agradeço se puder divulgar aqui e/ou por email entre colegas e alunos, pois a finalidade do blog é exatamente compartilhar o mais amplamente possível as oportunidades acadêmicas que chegam até meu conhecimento e que já divulgo também na comunidade de antropologia social que modero no orkut.
Abraço,
Tânia,
PPGAS/UFRN

Anônimo disse...

Olá Tânia, claro, sem dúvida, vou divulgar o seu blog, que me parece muito interessante. abraços, Diego.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...